.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

A passerelle da cueca, ainda hoje é recordada... (escrito em 2009)


Na verdade este almoço de Ovar, proporcionou a aparição de grandes escritores, que infelizmente se ficaram pela rama, pois deixaram de escrever. Este escrito logo após o almoço de Ovar,  é mais uma prova desse valor escondido…
Esta historia romanceada , escrita pelo Pica Sinos tem um fundo de verdade, mas na sua maior parte, pelo que sei e vi, é na verdade um romance. Mas está bem escrito e é muito descritivo, imaginativo.

Aconteceu que o dito fumador de cachimbo, infelizmente já falecido, solicitou por aerograma à sua namorada, o envio duma peça de roupa íntima (dela), o mais íntima possível, para que ele se sentisse menos só…
E se ele foi rápido a pedir, mais rápida foi ela a enviar.

Daí para a frente, outro colega nosso, o Arrabaça,  infelizmente também já falecido, e que contava este episódio com muita graça rindo-se à gargalhada e fazendo rir,  e ainda, o Abreu, o Rosas e o Ramos, faziam a cabeça em água ao pobre namorado que se desfazia em carinhos com a sua (dela) peça de roupa intima, passeando pela caserna.
Em momentos de grande aflição, quando os turras atacavam, servia-lhe de amuleto e protecção.

Por motivos óbvios, não vou falar aqui nos nomes, mas quem viveu de perto esta situação, sabe de quem se fala e o quanto tudo isto serviu para momentos bem passados e descontraídos.
Este episódio para o comum dos mortais, não tem graça nenhuma, mas para aqueles cento e tal homens, enfiados no mato, sempre à espera da próxima hora, era delicioso e alegrava a mente.

Para os nossos amigos já falecidos, grandes protagonistas destas cenas, a nossa saudade e o lamento profundo de que já não estejam perto de nós.
Que estejam em Paz!.

Obrigado Pica Sinos, que pena escreveres tão pouco!
____________________________
A “PASSERELL” DA CUECA AINDA HOJE É RECORDADA

As coisas são como são, confesso que escrever sobre cuecas não é a minha especialidade, mas, vem a intenção a propósito (e à memória), resultante de uma conversa escutada abusivamente, diga-se, no passado Almoço Convívio realizado em Ovar. Ou seja, segundo me apercebi, alguém dizia que em Tite, na caserna dos furriéis, afortunados mirones, assistiram durante considerável período de tempo, a ”passagens de langerie”, certames organizados por um dos companheiros, não só no intuito do aprazimento, mas também para instigar invejas aos que por perto sabia que o observavam. E não se pense que a galhofa ficava só por aquele espaço, havia outros, também, ansiosos por saber o que se “mirava” em tal pavilhão, mas azarados, só tinham direito aos comentários produzidos na “ primeira página” no jornal da caserna. Dizem os entendidos que a “roupa” íntima dos homens data desde a era das cavernas. O couro era moldado como um triângulo, amarrado em redor do quadril e laçado por fitas entre as pernas, voltando a ser amarradas novamente no quadril. Já no século XII, com o desenvolvimento das novas tecnologias (armaduras), há época, tal roupa, já moldada em faixas de linho, era usada como protecção contra o metal que era áspero e mais tarde já não atada ao quadril, mas sim amarradas abaixo dos joelhos. É certo que a moda feminina acompanhou sempre, até diria, na vanguarda, a estilização “cuecal”, qual estorvados espartilhos do século XIX. Hoje nem sequer e bem, as nalgas são protegidas/tapadas, mas passemos à história em Tite. O nosso protagonista fumava cachimbo, certamente motivado também pela nostalgia, lembrou-se de solicitar à então namorada o envio de umas cuecas femininas, que compreensível e nada ofendida, satisfez tal pedido com e da melhor confecção em seda e, de corte do mais sexy então existente. Diziam, no almoço, então as más línguas, que era vê-lo encostar tal tecido à sua face ou machucando-o nas mãos, ou ainda, ostentando tal ornamento tapando a boca e nariz (qual bailarina de ventre) rindo disfarçadamente daqueles que sabia que o miravam, imaginando certamente, que os vértices das divisas amarelas da classe dos sargentos, colocadas nos ombros, passam a linha recta mais parecendo as divisas da classe dos alferes.

Pica Sinos “

Sem comentários: